Vamos descobrir o que a bíblia nos fala sobre essa emoção?
O medo é a emoção que nos prepara para algo que nos represente ameaça ou perigo. Diante de situações assim, nosso cérebro começa a trabalhar para melhorar nossas chances de sobrevivência. Quando estamos com medo, nosso corpo libera adrenalina, nosso coração acelera, nossa pupila dilata, começamos a suar, tudo isso com o objetivo de nos preparar para fugir ou lutar diante de um perigo iminente.
O medo é relatado na bíblia em vários contextos, em algumas situações ele é ruim e pode nos fazer ir contra a vontade de Deus para nós, e em outras o medo é bom e útil. Vamos detalhar abaixo situações em que o medo pode ser prejudicial e outras, nas quais ele é benéfico.
PREJUDICIAL
O medo assim como as demais emoções, precisa nos levar para perto de Deus, logo, quando ele te faz temer o futuro e duvidar das promessas de Deus, ele é ruim.
Ou quando ele te leva a tomar más decisões, quando estamos temerosos podemos distorcer a realidade, tomando decisões erradas. Como Saul em 1 Samuel 15:24, que desobedeceu a ordem do Senhor porque teve medo.
BENÉFICO
O medo se torna benéfico, quando através dele, nos aproximamos do Pai. Quando entendemos que não temos controle sobre a nossa vida e entregamos nosso futuro a Deus, por mais que o medo venha ao nosso encontro, ele não nos deixa desesperados, muito pelo contrário, ele nos faz confiar mais em Deus, e nos lembra do quão pequeno somos perto do nosso Criador.
Ele também é bom, quando nos faz evitarmos o mal, pois temos medo das consequências. E a principal consequência de fazermos o mau, é desagradar a Deus.
“ No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento” – Jó 28:28
Muitos foram os personagens bíblicos que sentiram medo, e podemos aprender muito com eles. Um desses personagens foi Moisés, que sentiu medo ao falar diante do Faraó.
Disse, porém, Moisés ao Senhor: “ Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! ”
Então Deus disse a Moisés:
“ Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer. ” ÊXODO 4:11
Preste atenção, Deus diz a ele: “Eu estarei com você”
Elias também temeu por sua vida, ele teve medo de Jezabel.
“ Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Júda ele deixou o seu servo” -1 Reis 19:3
Então Elias ouviu a voz de Deus:
“Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar” - 1 Reis 19:11
Esses são apenas dois personagens bíblicos que sentiram medo, dentre tantos outros, mas o que eles têm em comum?
Eles foram encorajados por Deus, apesar de sentirem medo, eles usaram essa emoção para moverem-se para perto do Senhor. Pois o Senhor é o único capaz de tirar nosso medo. Que sempre em que estivermos diante dessa situação possamos nos lembrar daquele que está conosco.
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa” – Isaías 41:10
Comments